Campanha de vacinação contra a gripe começa em 4 abril

Na próxima segunda-feira (04), inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Com o início do outono, começa a preocupação com os resfriados e gripes. Para proteger a população, o município iniciará a aplicação da dose nos públicos-alvo prioritários: idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.
Para receber a dose contra a gripe, a população elegível deve procurar a Sala de Vacinas da UBS, a partir de segunda-feira (04), das 8h às 20h, portando documento com foto, cartão SUS e carteira de vacinação.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B.
Herval é o município da região Sul que mais investiu em 2021

O recorde de investimentos realizados pela Administração Municipal em 2021 foi comprovado, através de um relatório de análise dos dados entregues pelos municípios ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), no encerramento do exercício de 2021, que demonstra que Herval investiu R$ 7.905.232,55, um percentual de 21,67% das despesas totais, alcançando o primeiro lugar entre os municípios da Zonasul.

O relatório foi apresentado ao grupo administrativo e aos vereadores em reunião realizada nessa quinta-feira (24), sendo comemorado pelo Prefeito, Ildo Sallaberry. “Estamos muito felizes com esse demonstrativo, resultado de um trabalho que foi realizado coletivamente. Quem é responsável por isso, é esse grupo, juntamente com os vereadores, que apoiaram as nossas pautas” declarou o Prefeito, acrescentando o desejo de continuar investindo cada vez no município.

Os investimentos estiveram presentes em diversas áreas do Governo, principalmente em obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário. Além das obras realizadas de pavimentação, a Administração Municipal também investiu na saúde, na assistência às pessoas vulneráveis, no apoio ao produtor rural e na educação.

Herval torna o uso de máscaras facultativo em ambientes externos

O município de Herval irá acompanhar o decreto do Governo Estadual, que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a COVID-19 em ambientes abertos públicos e privados, vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo. A medida foi estabelecida pelo Decreto Municipal nº 061/22, podendo ser reavaliada pelo município posteriormente.
A obrigatoriedade do uso, entretanto, continua em ambientes fechados. O uso de máscaras, como equipamento de proteção respiratória em todos os tipos de lugar, também continua obrigatório para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e pessoas com sintomas de síndrome gripal.
A medida foi tomada levando em conta as reduções dos índices de contaminação do vírus e de casos graves e o avanço da vacinação na cidade para todos os públicos. Mesmo com essa flexibilização, a pandemia continua! Procure evitar aglomerações, mantenha o distanciamento e esteja com as doses da imunização em dia.
Edital de Notificação IPTU 2022

Servidores municipais devem apresentar comprovante de esquema vacinal completo contra a COVID-19

A Prefeitura de Herval torna obrigatória, para todos os servidores municipais e empregados públicos, a apresentação do comprovante de vacinação completo e atualizado contra a COVID-19. A decisão foi estabelecida pelo Comitê de Enfretamento à Pandemia e disposta através do Decreto nº 048/2022.

O Decreto leva em consideração a necessidade de manter os índices reduzidos de contaminação do coronavírus no município, bem como de se garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde, de preservação de saúde pública e dos serviços públicos em geral.

Com isso, todos os servidores e empregados públicos do Município de Herval, inseridos no grupo elegível para imunização contra a COVID-19, nos termos definidos pela Secretaria de Saúde, deverão submeter-se à vacinação. A recusa em submeter-se à vacinação contra a COVID-19, sem justa causa, caracteriza falta disciplinar do servidor ou do empregado público, passível das sanções dispostas na Lei Municipal nº 962 de 23 de agosto de 2011 e Decreto-Lei nº 5.452, de 1943.

Os servidores e empregados públicos do Município deverão apresentar a comprovação de que estão vacinados com o esquema vacinal completo, ou seja, com pelo menos uma dose e, em caso de prazo atingido, com a segunda dose e a dose de reforço. A comprovação deve ser apresentada às Secretarias a que estiverem subordinados, no prazo de 30 dias.