Programa Irriga + RS Cisternas está recebendo inscrições

01 DE NOVEMBRO DE 2022

O Município de Herval foi contemplado com o Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga+RS, na modalidade CISTERNAS, do Governo do Estado, que tem como objetivo proporcionar a instalação de estruturas de reserva de água para o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural. Com isso, a Prefeitura de Herval, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento, divulga a abertura do período de inscrições para os produtores rurais interessados.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de novembro (quinta-feira), às 9h, na Secretaria de Agropecuária, Emater ou através dos presidentes das Associações Rurais e grupos organizados que os representam. Poderão realizar a inscrição os pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que tem em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e integrantes de comunidades remanescentes de quilombos.

A seleção dos beneficiários será realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, elegendo a nominada dos 3 titulares e 5 suplentes, na reunião ordinária do Conselho. Caso haja mais inscritos que o número de produtores exigidos, será realizado o sorteio entre os inscritos.

Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de no mínimo 100m², assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até as cisternas.

A ação visa minimizar os recorrentes efeitos de estiagens que ocorrem no município, garantindo auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural, para que desta forma, seja possível minimizar a falência dos seus negócios e o êxodo rural.